Dessecação da soja para colheita

Dessecação da soja para colheita

A dessecação pré-colheita é uma prática que vem sendo utilizada por diversos técnicos e sojicultores na região. Essa é uma alternativa interessante, pois uniformiza a lavoura e reduz perdas por alta umidade e impurezas.

Cuidados nesse manejo

Entretanto, alguns cuidados precisam ser tomados para a realização dessa prática. O primeiro deles é a utilização somente de produtos registrados para esse fim, bem como, sempre se trabalhar dentro das doses recomendadas pela bula.

Tecnologia de aplicação

A maneira como esses produtos para dessecação da soja são aplicados merece atenção. Embora a área foliar da soja já esteja em declínio, devido a muitas desses produtos serem de contato, para melhor eficácia do mesmo, a cobertura de gotas é fundamental. Dessa maneira, a ponta de pulverização e o volume de calda, são fatores que devem ser levados em conta nesse momento.

Intervalo de segurança

Um outro ponto importante para dessecação de soja é a utilização de produtos que tenham menor intervalo de segurança possível, ou seja, que permitam um tempo menor entre a sua aplicação e a colheita. Esses dados podem ser encontrados na bula do produto e devem ser consultados antes da sua recomendação para evitar problemas de resíduos de produto na cultura.

Porteira para fora

A observação correta sobre o tempo entre a última aplicação e colheita, precisa ser um cuidado constante dos técnicos que recomendam produtos próximos da colheita das culturas. Fato esse, que fica ainda mais pronunciado quando se trata de frutas e hortaliças. Nesses momentos, temos de lembrar que antes de técnicos e produtores, somos todos consumidores, portanto, a aplicação dos produtos de maneira eficaz e racional é indispensável.

Áreas de milho

A cultura do milho safra foi uma das que mais sofreu na região com a estiagem. As áreas de safrinha, vem apresentando um melhor desenvolvimento, pois a disponibilidade hídrica na região melhorou nos meses de fevereiro e março. Todavia, houve ainda prejuízos em algumas áreas em decorrência dos fortes ventos nas últimas semanas.

Colheita de arroz

A colheita da cultura do arroz atingiu cerca de 60% no Estado, a média no RS deve ficar em torno de 155 sacos/ha. Os resultados da colheita têm tido bastante variabilidade na produtividade, pois a disponibilidade de água durante a safra afetou a produção.

Transporte da produção

Foto: Reprodução/Deni Zolin.

Essa é uma época que é comum encontrarmos nas estradas colheitadeiras, graneleiros e principalmente caminhões transportando a produção gaúcha. Portanto, é um momento de termos compreensão e entender, que os produtores precisam retirar a produção o mais rápido possível da lavoura, para evitar mais prejuízos.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Curso de Dança da UFSM está com inscrições abertas Anterior

Curso de Dança da UFSM está com inscrições abertas

Em amistoso preparatório, Inter-SM empata com o União Frederiquense Próximo

Em amistoso preparatório, Inter-SM empata com o União Frederiquense

Geral